
Marcou a Igreja com muitos trabalhos pastorais, foi o precursor do canto gregoriano e da restauração de muitas igrejas, mas o objetivo dele como Papa, foi de confirmar a fé dos irmãos; sem dúvida nenhuma, era o serviço da salvação das almas.
Papa João I viveu num tempo e contexto político-religioso complexo. Quem reinava na Itália era Teodorico, um cristão ariano, ou seja, não era fiel à doutrina católica, mas se dizia cristão. Por outro lado, existia um conflito entre Teodorico e Justino; e os dois imperadores se chocavam. No meio deste contexto complexo, a vítima foi o Papa João I, que foi forçado por Teodorico a uma missão. Nunca um Papa tinha saído da Itália; ele foi o primeiro.
A missão não agradou, porque Teodorico queria que o Papa fosse o porta-voz de uma mensagem ariana, por interesses econômicos e políticos. Mas o que podemos perceber é que este homem santo, autoridade máxima da Igreja de Cristo, não perdeu sua paz, não perdeu sua obediência a Deus. Tornou-se santo em meio aos conflitos.
Ele viveu uma vida de oração, uma vida penitencial, oferecendo e sempre buscando ser dócil à vontade de Deus. Papa João I, por causa do ódio de Teodorico, foi aprisionado para morrer de fome e de sede. Foi mártir.
Hoje, podemos recordar este Pastor da Igreja como o pastor que, a exemplo de Cristo, deu a vida pelo rebanho.
São João I, rogai por nós!
São João I, rogai por nós!

São João I
Papa
+526
João nasceu em Túsculo, uma província da Itália.
Foi eleito sucessor do papa Hormisda, em 523, e costuma ser identificado como
João Diácono, autor da epístola "Ad senartun", importante para a
história da liturgia batismal. É reconhecido também pela autoria de "A fé
católica", transmitida pelos antigos, entre as obras do filósofo e mártir
são Severino Boécio, cujo trabalho exerceu grande influencia sobre são/santo
Tomás de Aquino. Vejamos qual foi a situação herdada pelo papa João I.
O papa Hormisda e o imperador Justino tinham feito cessar o cisma entre Roma e
Constantinopla, que se iniciara em 484, com o então imperador Zenon, por meio
do que parecia impossível: um acordo entre católicos e arianos. Com esse
esquema obtivera bons resultados políticos, pois os godos eram arianos.
Porém, no final de 524, o imperador Justino publicou um decreto ordenando o
fechamento das igrejas arianas de Constantinopla e a exclusão dos arianos de
toda a função civil e militar.
Roma era, então, governada pelo imperador Teodorico, o Grande, o rei dos
bárbaros arianos que tinham invadido a Itália. Ele obrigou o papa João I a
viajar a Constantinopla para solicitar ao imperador Justino a revogação daquele
decreto.
Apesar de o imperador Justino ter-se ajoelhado perante o primeiro sumo
pontífice a pisar em Constantinopla, ele não conseguiu demovê-lo da perseguição
aos arianos. A solicitação foi atendida apenas em parte, pois o imperador
concordou em devolver as igrejas confiscadas aos arianos, mas manteve o
impedimento de os arianos convertidos ao catolicismo poderem retornar ao
arianismo.
Com o fracasso de sua missão, o papa João I despertou a ira do imperador
Teodorico. Assim, quando colocou os pés em Roma, foi detido e aprisionado em
Ravena, onde morreu em 18 de maio de 526. Foi, então, declarado mártir da
Igreja.
São João I, Papa e Mártir
Comemoração litúrgica: 18 de maio.
Também nesta data: São Félix, São Leonardo e Santa Cláudia
São João I ( Pontificado: 523 a 526)
Nasceu em Toscana e foi eleito Bispo da Igreja em Roma, em 523. O rei Teodorico enviou-o a Constantinopla como seu delegado junto ao imperador Justino. Ao regressar, Teodorico, descontente com o resultado de sua missão diplomática, mandou prendê-lo e o encarcerar em Ravena, onde morre, em 526.
Oração:
Ó Deus, recompensa dos justos, que consagrastes este dia com o martírio do Papa João I, ouvi as preces do vosso povo e concedei que, celebrando seus méritos, imitemos sua constância na fé.. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
João I 53º papa | |
---|---|
Nascimento | |
Eleição | 13 de Agosto de 523 |
Fim do pontificado | 18 de Maio de 526 (41 anos) |
Antecessor | Hormisdas |
Sucessor | Félix IV |
Papa João I
João I foi um papa eleito em 13 de agosto de 523. Morreu em 18 de maio de 526. Nasceu na Toscana, Itália, em cerca de 470. Foi enviado a Constantinopla, em 525, a fim de tentar obter tolerância da parte do imperador Justiniano para os árabes. Obteve sucesso apenas parcial; e no decurso dessa missão foi aprisionado por Teodorico, que o havia enviado, em Ravena, Itália.
Desgastado pelas fadigas da viagem e submetido a grandes privações, João não tardou em morrer na prisão.[1]
O seu corpo foi transportado para Roma e enterrado na Basílica de São Pedro.[2]
É venerado a 27 de maio.[3]
Nenhum comentário:
Postar um comentário