MEU DIA EM SINTONIA COM O ALTO - 20/08/2018

































LEITURA ORANTE DO DIA - 20/08/2018



LEITURA ORANTE

Mt 19,16-22 - A Deus tudo!


Preparo-me para a Leitura, rezando:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima - Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja
e na profundidade do meu ser,
eu vos adoro, amo e agradeço.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio, na Biblia, atentamente, o texto Mt 19,16-22,
observando o que Jesus requer de quem o segue.
Certa vez um homem chegou perto de Jesus e perguntou:
- Mestre, o que devo fazer de bom para conseguir a vida eterna?
Jesus respondeu:
- Por que é que você está me perguntando a respeito do que é bom? Bom só existe um. Se você quer entrar na vida eterna, guarde os mandamentos.
- Que mandamentos? - perguntou ele. Jesus respondeu:
- "Não mate, não cometa adultério, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, respeite o seu pai e a sua mãe e ame os outros como você ama a você mesmo."
- Eu tenho obedecido a todos esses mandamentos! - respondeu o moço.
- O que mais me falta fazer?
Jesus respondeu:
- Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, e dê o dinheiro aos pobres, e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga. Quando o moço ouviu isso, foi embora triste, pois era muito rico.
Refletindo
Para seguir Jesus, viver seu Evangelho não basta cumprir os mandamentos. É preciso estar livre - "venda tudo o que tem, e dê o dinheiro aos pobres e, depois, vem e me siga". Livres de tudo, para ter tudo, estar com Aquele que é o Tudo. A Deus não se entrega pela metade.
Há muitas outras passagens bíblicas que nos apresenta pessoas que se entregaram totalmente a Deus.
Abraão é um exemplo. Diz o texto do Gênesis:
Deus disse a Abrão: «Saia de sua terra, do meio de seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.  Eu farei de você um grande povo, e o abençoarei; tornarei famoso o seu nome, de modo que se torne uma bênção. Abençoarei os que abençoarem você e amaldiçoarei aqueles que o amaldiçoarem. Em você, todas as famílias da terra serão abençoadas».  Abrão partiu conforme lhe dissera o Senhor. (Gn 12,1-4).
Isaias também se entregou ao Projeto de Deus.
"Ouvi, então, a voz do Senhor que dizia: «Quem é que vou enviar? Quem irá de nossa parte?» Eu respondi: «Aqui estou. Envia-me!» Ele me disse: «Vá." (Is 6,8).
Os primeiros discípulos também logo responderam ao convite de Jesus.
"No dia seguinte, João aí estava de novo, com dois discípulos.  Vendo Jesus que ia passando, apontou: «Eis aí o Cordeiro de Deus.»  Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram a Jesus.  Jesus virou-se para trás, e vendo que o seguiam, perguntou: «O que é que vocês estão procurando?» Eles disseram: «Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?»  Jesus respondeu: «Venham, e vocês verão.» Então eles foram e viram onde Jesus morava. E começaram a viver com ele naquele mesmo dia. (Jo 1,35-39).
E assim tantos outros.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Qualquer que seja minha vocação:
Leigo, religioso, religiosa, sacerdote, devo estar dentro do Projeto de Deus.
Digo, no dia-a-dia, "sim" ao plano de Deus para mim?
Ou, ignoro este Projeto?
Meditando
Especificamente para os religiosos, os bispos da América Latina disseram: "a vida consagrada é chamada a ser uma vida discipular, apaixonada por Jesus-caminho ao Pai misericordioso, e por isso, de caráter profundamente místico e comunitário. É chamada a ser uma vida missionária, apaixonada pelo anúncio de Jesus-verdade do Pai, por isso mesmo, radicalmente profética, capaz de mostrar a luz de Cristo às sombras do mundo atual e os caminhos de uma vida nova" (DAp 220).

3. Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou com Deuteronômio 32

R. Esqueceram o Deus que os gerou.

18 Da Rocha que tedeu à luz, te esqueceste,
do Deus que te gerou, não te lembraste.
19 Vendo isto, o Senhor os desprezou,
aborrecido com seus filhos e suas filhas. R.

20 E disse: Esconderei deles meu rosto
e verei, então, o fim que eles terão,
pois, tornaram-se um povo pervertido,
são filhos que não têm fidelidade. R.

21 Com deuses falsos provocaram minha ira,
com ídolos vazios me irritaram;
vou provocá-los por aqueles que nem povo são,
através de gente louca hei de irritá-los. R.

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Somos chamados a encarnar o Evangelho no coração do mundo.
Meu novo olhar é iluminador, ou seja, com minha vida, vou iluminar com a luz de Cristo as sombras do mundo atual e indicar às pessoas com quem convivo os caminhos de uma vida nova. Afinal, esta a missão de todo cristão.

nção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patricia Silva, fsp
irpatricias@gmail.com

HOMILIA - Como ser perfeito aos olhos de Deus? - Pe. José Augusto (20/08/18)


Canal do Youtube - Canção Nova Play

Publicado em 20 de ago de 2018

Para viver bem o seu dia, assista à homilia diária com Pe. José Augusto. Desvendando os caminhos da vida espiritual, queremos cada dia crescer em intimidade com o Senhor. Deixemos a Palavra de Deus anunciada com autoridade tocar nosso coração e nos levar a uma vida de verdadeira conversão.

Categoria - Entretenimento

Homília Diária - Mãe Maria - 20/08/18 - Dom Walmor Oliveira de Azevedo


Canal do Youtube: Arquidiocese de Belo Horizonte

Publicado em 19 de ago de 2018

Apresentado pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, o programa Mãe Maria é um tempo dedicado à reflexão e oração, à luz do Evangelho proposto pela liturgia de cada dia. Inspirada no exemplo de Nossa Senhora, a reflexão ilumina a realidade, o caminhar da Igreja e a vida de cada discípulo missionário de Cristo Jesus.

Categoria - Sem fins lucrativos/ativismo

Evangelho do Dia - 20/08/2018, com o Padre Rodrigo Vieira.


Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 19 de ago de 2018

Evangelho (Mt 19,16-22)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo”.
20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?” 21Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Categoria - Pessoas e blogs

Memória de São Bernardo de Claraval, Presbítero (Homilia Diária.930) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 19 de ago de 2018

O episódio do jovem rico, um resumo mais do que perfeito da espiritualidade cristã, deixa bem claro que uma coisa é ser salvo, o que se obtém pelo respeito à lei de Deus: “Observa os mandamentos”; outra, muito superior, é ser santo, o que só está ao alcance daqueles que, ouvindo o chamado que o Senhor a todos dirige, se dispõem a ir além do mínimo, a fazer mais do que devem para “ter um tesouro no céu”: “Se queres ser perfeito, vai e vende tudo o que tens”. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 20 de agosto, e peçamos a São Bernardo de Claraval que nos ajude a trilhar com passo firme o caminho da perfeição cristã.

Categoria - Educação

HOMÍLIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mt 19,16-22 - 20/08/2018


A nossa consciência nos mantém em sintonia com Deus

Não tenhamos uma consciência laxa, tenhamos uma consciência reta e direcionada para Deus

“Se queres entrar na vida, observa os mandamentos. O homem perguntou: Quais mandamentos?” (Mateus 19,17)


Um homem aproximou-se de Jesus perguntando: “Bom Mestre, o que devo fazer para possuir a vida eterna?”. Jesus respondeu: “Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. Os mandamentos nos dão a graça de vivermos a vida de Deus em nós.
Não negligenciemos os mandamentos da Lei de Deus, pois se o Reino de Deus não se estabelece no meio de nós é porque, entre nós, os mandamentos são negligenciados e desrespeitados. Muitas vezes, nos esquecemos de um ou de outro e até relaxamos, por isso, precisamos ter sempre um referencial para o exame de consciência.
A nossa consciência nos mantém em sintonia com Deus. Não tenhamos uma consciência laxa (relaxada), tenhamos uma consciência reta e direcionada para Deus. Tendo uma consciência reta e direcionada para Deus, observemos e guardemos os mandamentos. É como se ela fosse um espelho, onde olhamos a nossa própria vida e vemos se temos observado e guardado os mandamentos; nela “olhamos” como caminha a nossa vida.
Não encontramos caminho melhor para examinar a nossa vida, a nossa conduta, para nos portarmos no mundo do que o caminho dos mandamentos do Senhor, Nosso Deus!
Observemos os mandamentos e estaremos no caminho da vida.
Se queremos ser perfeitos e viver a intensidade do Reino de Deus no meio de nós, falta-nos apenas uma coisa: o desprendimento. Quando somos apegados em demasia ao que temos; quando não somos solícitos com os mais pobres e necessitados: não buscamos a perfeição da graça.
A perfeição da graça são duas coisas importantes: o desprendimento do que temos e o cuidado com os mais pobres e necessitados. Se, assim fizermos, estaremos nos aperfeiçoando e a graça de Deus crescerá em nós.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova