quinta-feira, 27 de junho de 2013
TERÇOS - VÍDEOS
TERÇO DA MISERICÓRDIA - VÍDEOS
TERÇO DA MISERICÓRDIA
"Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso".
JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!
APRENDA A REZAR O TERÇO DA MISERICÓRDIA
Para ser rezado nas contas do terço
No começo:
Pai nosso, que estais no céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espirito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna Amém.
Nas contas de Pai Nosso, dirás as seguintes palavras usando o terço de Maria:
Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.
Nas contas de Ave Maria rezarás as seguintes palavras:
Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.
No fim, rezarás três vezes estas palavras:
Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro” (Diário, 476)

Santa Vicência Gerosa - 28 de Junho
Santa Vicência Gerosa
1784-1847
Fundou o Instituto das
Irmãs de Maria Menina
Catarina Gerosa nasceu em
29 de outubro de 1784, em Lovere, no norte da Itália. Reservada e tímida, viveu
um período da sua infância atrás do balcão do pequeno comércio da família. De
saúde muito débil, não podia estudar. Modesta e caridosa, vivia uma
espiritualidade simples, desenvolvida na missa, que freqüentava todos os dias.
Santo Atílio - 28 de Junho
Santo Atílio
162-177
A Igreja sofreu, no início
dos tempos, perseguições por parte dos imperadores. E era, ao mesmo tempo,
dilacerada pelas heresias que proliferavam por todas as partes, que ameaçavam
sua unidade na fé.
HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 28/06/2013
Ano C

Mt 8,1-4
Comentário do Evangelho
Jesus arranca do ser humano tudo o que o desfigura
Jesus é o Senhor que purifica e faz viver. É conhecida a condição do leproso e sua discriminação, inclusive religiosa. O Levítico o descreve com detalhes: “O leproso portador desta enfermidade trará suas vestes rasgadas e seus cabelos sem pentear; cobrirá o bigode e clamará: Impuro! Impuro! (…); morará à parte: sua habitação será fora do acampamento” (Lv 13,45-46). A lepra era tida como castigo de Deus e só Deus podia libertar a pessoa de tal enfermidade (cf. Nm 12,9-13). A súplica do leproso é uma verdadeira profissão de fé: “... se queres, tens o poder de purificar-me” (v. 2). A disposição de Jesus revela o próprio desejo de Deus: arrancar do ser humano tudo o que o desfigura e lhe tira a vida, tudo o que impede uma verdadeira relação fraterna. A ação de Jesus, que reintegra a pessoa no seio da comunidade e na comunhão com Deus, elimina o equívoco de que Deus esteja na origem de nossos males. Os condicionamentos histórico-culturais podem deformar a imagem de Deus, e impedir nós todos de entrarmos no coração de Deus, acesso que se tornou possível para nós em Jesus Cristo, “a imagem do Deus invisível” (Cl 1,15).
Carlos Alberto Contieri, sj
Vivendo a Palavra
O Evangelho reforça de um lado a fé daquele pobre
doente, que acredita no poder de Jesus. Por outro lado, mostra o poder da
vontade, pois quando o Mestre declara: ‘Eu quero’, o leproso fica curado.
Esforcemo-nos para cultivar a semente de fé plantada em nós pelo Pai e que essa
fé firme nossa vontade para seguirmos os passos de Jesus.
Reflexão
O Evangelho de hoje nos mostra coisas
muito interessantes. Inicialmente, Jesus desce do monte, o que nos mostra que
devemos subir ao monte para conversar sobre coisas importantes, mas não podemos
ficar lá para sempre, precisamos descer. As multidões o seguiam, porque o
discurso do Evangelho convence, faz com que as pessoas deem sua adesão a Jesus
e à causa do Reino. Por fim, nos mostra que as verdades refletidas sobre o
monte devem ser vividas, pois Jesus faz isso, vendo a necessidade de quem dele
se aproxima e fazendo o que está ao seu alcance para que o mal seja vencido e
todas as pessoas possam ter uma vida digna de filhos e filhas de Deus.
Meditação
O homem curado de lepra
testemunha o poder de Jesus. Tenho muitas oportunidades de testemunhar os
milagres que Deus realiza em minha vida? - Sei pedir em primeiro lugar que Deus
cure as doenças de meu espírito? - Peço, mas sempre lembrando que devo pedir
coisas que sirvam para meu bem e para a glória de Deus? - Rezo com confiança:
Seja feita a vossa vontade? - As pessoas doentes, os que sofrem, nos ensinam
muito. Procuro estar atento(a) para aprender as lições de vida que me dão?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
COMENTÁRIOS DO EVANGELHO
1. Jesus quebra o protocolo religioso
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
Começamos nossa reflexão indagando se concordam com o título da reflexão, pois assim nos parece, que Jesus não obedeceu a norma prescrita em Levíticos. Será por isso que Jesus pediu sigilo desse milagre? E por que o homem curado da lepra é orientado a procurar o Sacerdote? Jesus é quem cura e o Sacerdote é que homologa a ação?
Havia a proibição de se tocar, ou até mesmo de se chegar perto de um leproso, ele próprio tinha que alertar as pessoas aos gritos de “impuro... impuro!”. Por isso, também o Leproso infligiu a Lei Religiosa, mas a questão que o evangelho apresenta é o por que dessa atitude.
Da parte do leproso vemos um belíssimo ato de Fé, percebam as palavras ricas de significado que ele dirige ao Mestre “Senhor, se queres...”, essa expressão, somada á sua atitude de prostrar-se diante de Jesus, revela a grande confiança que ele deposita naquele homem e assim ele supera toda a liderança religiosa do seu tempo, que olhava Jesus com desconfiança, isso é, não o aceitava como Senhor.
É bom lembrar que o leproso era alguém excluído e banido do sistema religioso, pois sendo impuro, não tinha a menor chance de ser salvo, como em nossos tempos também há pessoas excluídas, não só do ambiente religioso, mas até da sociedade...e que têm toda atenção de Deus, que deseja busca-las com sua infinita misericórdia, dando a elas a salvação, isso é, que recuperem sua dignidade e sintam –se amadas e queridas como as que vivem religiosamente corretas.
Por isso Jesus age com toda misericórdia, que é a base das relações de Deus para com o homem “Estendeu a mão, tocou-o e disse: eu quero, sê curado”. No templo, o reconhecimento da cura passava por todo um ritual onde o homem curado tinha de oferecer alguma oferta. Diante de Jesus o homem reconheceu-se pequeno, totalmente dependente da misericórdia Divina: se queres...
Para que a cura se tornasse oficial, de fato era necessária a homologação do templo, através do ritual conduzido pelo Sacerdote. Jesus não menospreza a religião do Judaísmo, apenas quer mostrar que a cura verdadeira de todo ser humano, isso é a Salvação, vem de Deus, onde o rito, e as normas religiosas, era apenas um sinal, uma visibilidade da Graça concedida. É uma forma de dizer aos seus conterrâneos que Aquele que era maior que a Lei, já estava no meio deles.
A Igreja com toda a sua liturgia, sacramentos e práticas pastorais, deve ter sempre essa consciência de que ela é o Sacramento da Salvação, e que a Graça concedida e o Reino inaugurado, é maior que a própria Igreja, o próprio Jesus é o primeiro Sacramento que a igreja deve oferecer aos homens. Sem isso, os demais sacramentos poderão cair apenas em um ritualismo que nenhum impacto terá na vida dos que o recebem.
2. Jesus arranca do ser humano tudo o que o desfigura
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Carlos Alberto Contieri, sj - e disponibilizado no Portal Paulinas)
VIDE ACIMA
ORAÇÃO
Pai, purifica o meu coração, de modo que esteja a salvo do egoísmo desumanizador.
3. FICA PURIFICADO
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês)
A cura do leproso simboliza o anseio das multidões em busca de Jesus. O homem se prostrou aos pés do Senhor, suplicando ser purificado de sua lepra. E Jesus realizou seu desejo, libertando-o da terrível doença e suas terríveis consequências sociais e religiosas.
Toda ação de Jesus pode ser caracterizada como purificadora. A purificação mais radical se dava no nível do pecado, raiz de toda impureza. Entretanto, ele também purificava as pessoas dos preconceitos de que eram vítimas. Os leprosos eram considerados vítimas do castigo de Deus por causa de pecados eventualmente cometidos. Purificava da marginalização religiosa. Os leprosos estavam proibidos de entrar no Templo. Purificava da marginalização social. Os leprosos eram obrigados a viver longe das cidades e deveriam anunciar sua presença para que as pessoas não-leprosas evitassem o contato com eles. Purificava da perda da auto-estima. Os leprosos, sem dúvida, se consideravam o lixo da sociedade, pois assim eram tratados.
Não precisava ser leproso para carregar as estigmas que pesavam sobre os leprosos. Muitos não-leprosos eram vítimas dos preconceitos teológicos, da marginalização religiosa e social. Gente cuja auto-estima era nula. Eles, ao se aproximarem de Jesus, viam sua esperança renascer. Todos eram purificados pela presença benéfica do Senhor.
Oração
Senhor Jesus, estenda tua mão e me purifica de tudo que me impede de ser livre para deixar o Reino atuar em mim.
Deus nos quer limpos e curados
Tenho a certeza de que o Senhor quer, Ele
deseja que estejamos curados. Deus nos quer limpos, livres do pecado.
“Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou
diante dele, dizendo: ‘Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar’.” (Mt 8,2)
Hoje, cada um de nós pode aproximar-se do Senhor, olhando para
nossas lepras, para os nossos pecados, olhando para as manchas que há em nós,
em nosso coração, em nosso corpo, em nossa alma, em todo nosso ser.
As marcas que o pecado deixou em nossa vida contaminam todo o
nosso ser, e nós, muitas vezes, nos encontramos assim: sujos, mancos, distantes
da graça de Deus por todo o estrago que o pecado causou em nós.
Às vezes, não vemos a consequência da sujeira, porque esta está
pequena; mas, quando ela cresce, logo percebemos.
Penso que alguém sensato, com bom senso, não consegue conviver
em meio à sujeira. Primeiro, por causa do mau cheiro e todos os incômodos que
vêm com ele; ninguém consegue viver com a alma suja, com o mal-estar que o
pecado causa em nós.
Hoje, com toda a humildade do nosso coração, precisamos pedir a
Deus: “Senhor, limpa-me. Senhor, cura-me, porque, se quiseres, podes me curar”.
Tenho a certeza de que o Senhor quer, Ele deseja que estejamos
curados. Deus nos quer limpos, livres do pecado. A atitude primeira não é nem
do Senhor, pois Ele já está, de braços abertos, esperando por nós.
Que nós, então, corramos ao encontro de Deus e peçamos: “Senhor,
lavai-me e purificai-me”.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova
LEITURA ORANTE
Mt 8,1-4 - A marginalização não vem de Deus
- Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser.
Preparo-me para a Leitura Orante rezando,
com todos que se encontram neste espaço da internet:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
"Espírito Santo,
tu que vieste dos céus abertos, do Pai,
e que permaneceste conosco, em Jesus,
tu que habitas, pela fé, nos nossos corações,
abre-nos à Palavra!
Seja a nossa inteligência e a nossa vontade,
terreno bom,
onde tu possas trabalhar com liberdade,
de modo que a nossa vida
seja sinal eloquente da tua caridade.
Amém."
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 8,1-4, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Jesus desceu do monte, e muitas multidões o seguiram. Então um leproso chegou perto dele, ajoelhou-se e disse:
- Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser.
Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse:
- Sim, eu quero. Você está curado
No mesmo instante ele ficou curado da lepra. Então Jesus lhe disse:
- Escute! Não conte isso para ninguém, mas vá pedir ao sacerdote que examine você. Depois, a fim de provar para todos que você está curado, vá oferecer o sacrifício que Moisés ordenou.
No tempo de Jesus, o portador de lepra era considerado impuro e pecador. A doença era vista como castigo de Deus. Por isso, a pessoa deveria afastar-se da sociedade e viver em um lugar deserto. Jesus se sensibilizou com a dor, o sofrimento e a exclusão daquele homem. E o cura.
Depois diz ao homem curado: "Vá pedir ao sacerdote que examine você. Depois, a fim de provar para todos que você está curado, vá oferecer o sacrifício que Moisés ordenou." Este exame era necessário para reintegrar a pessoa curada, ou seja, devolver o homem ao convívio social.
O leproso era o caso extremo de modelo da marginalização religiosa e social. Declarar injusta a exclusão do leproso significava denunciar toda e qualquer marginalização. Ao curar o homem, Jesus "tocou" nele. Ao tocá-lo, violou a Lei. Se alguém tocasse um leproso, ficava também impuro. (Cf Lv 5,5-6).
Com isso, Jesus declarou que a marginalização, embora pretenda respaldar-se na Lei divina, não vem de Deus. Em conseqüência, é inadmissível e injustificável marginalizar alguém em nome de Deus. O leproso torna-se representante de todos os que, em nome de uma Lei religiosa, eram excluídos pela sociedade.
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Tenho algum preconceito?
Quem marginalizo?
Denuncio a lepra social das injustiças e discriminações?
Os Bispos na Conferência de Aparecida manifestaram uma preocupação: "Frente a esta forma de globalização (dinâmica de concentração de poder e de riqueza), sentimos um forte chamado para promover uma globalização diferente, que esteja marcada pela solidariedade, pela justiça e pelo respeito aos direitos humanos, fazendo da América Latina e do Caribe não só o Continente da esperança, mas também o Continente do amor, como propôs SS. Bento XVI no Discurso Inaugural desta Conferência". (DAp 64)
3. Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:
Jesus, Mestre:
que eu pense com a tua inteligência,
com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu coração.
Que eu veja com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça com os teus ouvidos.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.
Que eu reze com as tuas orações.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém.
4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de solidariedade para com os que sofrem.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Irmã Patrícia Silva, fsp
Oração Final
Pai Santo, nós queremos crer.
Crer em Ti, crer no teu Amor paternal; crer no mundo que criaste para nós; crer
nos homens e mulheres que nos deste como companheiros de viagem pela vida. Por
tudo faze-nos agradecidos e cheios de carinho para com todas as tuas criaturas.
Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DIÁRIA - 28/06/2013



Tema do dia
Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar.
Os filhos de Abraão mostram um sinal da
Aliança com Javé na própria carne: a circuncisão. A aliança trazia a promessa
de uma descendência numerosa e a posse da Terra. Ela perdurou até a plenitude
do tempo, substituída pela Nova Aliança do Cristo.
Oração para antes de ler a Bíblia

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.
Vermelho. 6ª-feira da
12ª Semana Tempo Comum
Sto. Irineu, BMt, memória
Primeira Leitura (Gn 17,1.9-10.15-22)
Santo Irineu - Sexta-feira 28/06/13
Leitura do Livro do Gênesis.
1 Abrão tinha noventa
e nove anos de idade, quando o Senhor lhe apareceu e lhe disse: “Eu sou o Deus
Poderoso. Anda na minha presença e sê perfeito”. 9 Deus disse
ainda a Abraão: ”Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre. 10Esta
é a minha aliança que devereis observar, aliança entre mim e vós e tua
descendência futura: todo homem entre vós deverá ser circuncidado”. 15 Deus
disse também a Abraão: “Quanto à tua mulher, Sarai, já não a chamarás Sarai,
mas Sara. 16Eu a abençoarei e também dela te darei um filho. Vou
abençoá-la, e ela será mãe de nações, e reis de povos dela sairão”.
17 Abraão prostrou-se
com o rosto em terra, e pôs-se a rir, dizendo consigo mesmo: “Será que um homem
de cem anos vai ter um filho e que, aos noventa anos, Sara vai dar à luz?” 18 E,
dirigindo-se a Deus, disse: “Se ao menos Ismael pudesse viver em tua presença”. 19 Deus,
porém, disse: “Na verdade, é Sara, tua mulher, que te dará um filho, a quem
chamarás Isaac. Com ele estabelecerei a minha aliança, uma aliança perpétua
para a sua descendência. 20 Atendo ao teu pedido, também, a
respeito de Ismael. Eu o abençoarei e tornarei fecundo e extremamente numeroso.
Será pai de doze príncipes e farei dele uma grande nação. 21 Mas,
quanto à minha aliança, eu a estabelecerei com Isaac, o filho que Sara te dará
no ano que vem, por este tempo”. 22Tendo acabado de falar com
Abraão, Deus se retirou.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 127)
Santo Irineu - Sexta-feira 28/06/13
— Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.
— Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.
— Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do
trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!
— A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa;
os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.
— Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te
abençoe de Sião, cada dia de tua vida.
Evangelho (Mt
8,1-4)
Santo Irineu - Sexta-feira 28/06/13
Jesus cura um leproso
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio
de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus
Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós,
Senhor.
1 Tendo Jesus descido
do monte, numerosas multidões o seguiam. 2 Eis que um leproso
se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o
poder de me purificar”. 3 Jesus estendeu a
mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem
ficou curado da lepra.
4 Então Jesus lhe
disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze
a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Oração para depois de ler a Bíblia
Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.
