quinta-feira, 20 de junho de 2013
TERÇOS - VÍDEOS
TERÇO DA MISERICÓRDIA
TERÇO DA MISERICÓRDIA
"Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso".
JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!
APRENDA A REZAR O TERÇO DA MISERICÓRDIA
Para ser rezado nas contas do terço
No começo:
Pai nosso, que estais no céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espirito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna Amém.
Nas contas de Pai Nosso, dirás as seguintes palavras usando o terço de Maria:
Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.
Nas contas de Ave Maria rezarás as seguintes palavras:
Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.
No fim, rezarás três vezes estas palavras:
Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro” (Diário, 476)

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 21/06/2013
21 de Junho de 2013
Ano C

Mt 6,19-23
Comentário do Evangelho
Onde por o coração?
O ser humano é posto diante de uma escolha decisiva e irrenunciável: onde pôr o coração, isto é, em que engajar toda a vida? Não há meio termo: “... onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (v. 21). Trata-se de desapegar-se de tesouros ilusórios. Cada coração, cada pessoa, possui um tesouro. Cada ser humano liga a sua vida a um valor que move sua ação e decisões. Os bens da terra são postos em oposição aos bens celestes (vv. 19.20), mas o que importa é o engajamento do coração. Ao cristão importa juntar tesouros no céu (cf. v. 20). O que é passageiro é só aparência; é preciso pôr a vida naquilo que não passa. Olho é uma fonte de desejo (vv. 22-23). Será luz e, portanto, iluminará a vida do ser humano à medida que o desejo for bom, isto é, por tudo aquilo que for “do céu”. Mas, se o olho desejar o mal, ele conduzirá às trevas, outro nome do pecado: “Olhar altivo, coração orgulhoso, a lâmpada dos ímpios não é senão pecado” (Pr 21,4).
Carlos Albero Contieri, sj
Vivendo a Palavra
O mestre
mostra o caminho da luz: ele começa no nosso olho. Cultivemos o olhar puro,
pois é pelos olhos que penetram as tentações das falsas riquezas, a ambição, a
ganância pelos tesouros perecíveis que entulham o caminho bom da generosidade e
do cuidado com os irmãos da jornada.
Reflexão
Existem valores e valores. Quem é
verdadeiramente discípulo de Jesus deve procurar viver segundo a hierarquia de
valores que é proposta por ele. Quem tem como centro de sua vida o reino de
Deus faz dele o seu tesouro, faz com que ele seja o valor fundamental da sua
vida e a partir dele ordena todos os demais valores, de modo que o reino de
Deus é o valor absoluto e os demais valores são relativos a ele. Quem coloca os
valores do mundo como centro da sua vida vive segundo outra hierarquia de
valores, totalmente inversa à proposta por Jesus. Diante do evangelho de hoje
somos convidados a rever nossa hierarquia de valores segundo os critérios de
Jesus.
Meditação
Onde está meu tesouro? - Onde está
meu coração? - Quais são os tesouros que devemos juntar? - Tenho muita luz no
coração? - A luz de meu coração ilumina alguém?
Padre Geraldo
Rodrigues, C.Ss.R
COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Diálogo com São Mateus
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
(Embora fantasioso esse diálogo ajuda-nos a olhar em profundidade o ensinamento desse evangelho)
____Hei São Mateus, com licencinha? Dá prá gente falar sobre este evangelho um pouquinho? Olha, o Senhor desculpe o atrevimento, mas esta afirmativa “Ajuntai para vós tesouros no céu!” nos preocupa um pouco.
São Mateus ____ Sim, você vai dizer que, com base nisso, um cristão pode tornar-se alienado e não ter nenhuma preocupação com as realidades da terra.
____Exatamente São Mateus...
São Mateus ____Pois você está enganado meu irmão, o Mestre nunca disse algo tão verdadeiro...
___Mas São Mateus, perdoe a minha ousadia, Céu e Terra são coisas que se opõe e se contradizem, parece que a opção do Cristão só deve ser uma: com o Céu, é isso ?
São Mateus ____Certo, o Céu precisa ser uma prioridade na vida do cristão, mas não entendam o Céu como um lugar Físico, aí é que está a má interpretação desse evangelho...
____Tudo bem São Mateus, Céu é estado de Espírito, significa a comunhão com Deus, mas é uma realidade do pós-morte, certo?
São Mateus_____ Errado! Céu é uma realidade dessa Vida...
______Opa! Então o Céu não vem depois?
São Mateus_____ O Céu já veio com a encarnação de Jesus Salvador. Nesta Vida há pessoas que vivem toda a sua existência sem saber, ou sem levar em conta essa realidade, não conseguem enxergar nada em sua frente a não ser este mundo, suas ideologias, seus projetos e preocupações.
____O Senhor falou em “enxergar” então é uma questão de ponto de vista?
São Mateus_____ Claro meu irmão, exatamente por isso que a segunda parte desse evangelho coloca os olhos, acentuando que se trata de um modo de Ver as coisas, a Vida e os acontecimentos e onde, o olho doente é aquele que não conseguiu ver nem experimentar esta Vida Nova dada por Jesus, então a sua vida não tem sentido e o seu interior é só escuridão.
____ Nossa... Agora eu entendi, juntar tesouro no céu, é quando os nossos pensamentos e ações estão sempre voltadas para esta realidade Nova, perceptível somente á Luz da nossa Fé, isso é, vivemos neste mundo em meio as realidades terrestres mas já temos esta comunhão com Deus por causa de Jesus Cristo, e temos a consciência de que caminhamos para a Plenitude, presente além desta Vida.
São Mateus _____ É isso mesmo, o homem ou a mulher que ainda não fez esta descoberta em sua vida, vive na escuridão e não alimenta essa Esperança Cristã em sua vida.
____Ah agora entendi, nossos sonhos e projetos desta vida, todos podem ser roubados e destruídos pela traça, mas quando vivemos esta vida sobre o impulso da esperança cristã, que nos projeta para o transcendente, isso ninguém rouba e jamais será destruído.
São Mateus_____ Isso mesmo, caminhar nesta v ida, ter os pés firmes no chão da história, sem alienar-se, mas ter os olhos fitos em Jesus e seu Reino, que deve ser a única e verdadeira meta.
2. Onde por o coração?
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Carlos Alberto Contieri, sj - e disponibilizado no Portal Paulinas)
VIDE ACIMA
ORAÇÃO
Pai, dá-me sabedoria suficiente para buscar sempre o tesouro verdadeiro, e assim estar seguro de que em ti coloquei o meu coração.
3. O TESOURO IMPERECÍVEL
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).
A parábola do tesouro imperecível está calcada numa idéia corrente no judaísmo, segundo a qual existe um tesouro celeste, não sujeito à corrupção. Imaginava-se que as boas obras acumulavam crédito, a ser resgatado no dia do juízo final. Por isso, no AT, o velho Tobias aconselhou seu filho a dar esmolas, segundo suas posses. Na abundância, deveria ser generoso com os pobres. Na carência, deveria partilhar do seu pouco. A motivação dada era a seguinte: "Assim acumulas em teu favor um precioso tesouro para o dia da necessidade".
O discípulo do Reino ajunta um tesouro no céu, mediante suas boas obras. No contexto do Sermão da Montanha, estas correspondem ao conjunto de atitudes e comportamentos compatíveis com os ensinamentos precedentes - Bem-aventuranças e Antíteses -, e com o que seguirá. O discípulo encontra, neste Sermão, as pautas de ação correspondentes à vontade do Pai, para as quais está reservada a devida recompensa.
Deixar-se guiar por outros parâmetros é pura insensatez. Seria semelhante a ajuntar tesouros efêmeros, fáceis de serem destruídos e roubados.
O mais sensato é optar pelos ensinamentos de Jesus e deixar-se guiar por eles, pois são portadores de recompensa e podem garantir a vida eterna, junto do Pai. Fora das palavras de Jesus, só existe frustração.
Oração
Espírito de discernimento, que eu não me engane, ajuntando tesouros na Terra, quando só os do Céu podem garantir a vida eterna, junto do Pai.
Junte um tesouro no Céu
Junte um tesouro no Céu, coloque o seu coração
para praticar o bem, o amor ao próximo, para doar o melhor de si para tantos
que necessitam do amor misericordioso. Esse é o único bem que nunca passará.
“Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6,21).
Jesus está chamando nossa atenção para que não guardemos os
nossos tesouros aqui na Terra. Eu fico preocupado, olhando com um certo
espanto, como as pessoas vivem para trabalhar e juntar posses e tesouros aqui
na Terra.
Algumas pessoas acumulam carros, outras juntam coisas menores
como colares, por exemplo. Há coleções de colares, sapatos, coleções disso e
daquilo. São objetos perecíveis, e onde ela vai guardando, vai acumulando
aquilo. A pergunta é: “Quem vai usar tudo isso, se todos nós somos tão
perecíveis, todos nós passamos como o pó da terra?
Não gastem suas energias, meus irmãos, somente trabalhando; não
faça do troféu da sua vida os bens adquiridos, porque todos esses troféus são
humanos e serão corroídos pelas traças desse mundo.
Junte um tesouro no Céu, coloque o seu coração para praticar o
bem, o amor ao próximo, para doar o melhor de si para tantos que necessitam do
amor misericordioso. Esse é o único bem que nunca passará, é a única riqueza
que ficará guardada para a eternidade. Dê o melhor de si para amar o seu
próximo.
Temos, hoje, o exemplo do jovem São Luís Gonzaga, a quem
celebramos com muito amor e devoção. Um jovem de família cristã, muito bem
educado pela mãe para os valores eternos, por isso ele fez do Evangelho o
grande tesouro da sua vida.
São Luís foi um sacerdote zeloso e dedicado da ordem do Papa
Francisco: os jesuítas. Assim como o Papa, o santo dedicou-se aos pobres, aos
doentes, aos necessitados, porque fez do Evangelho a grande riqueza da sua
vida.
Que nós saibamos escolher os verdadeiros tesouros, aqueles que
permanecem.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova
LEITURA ORANTE
Mt 6,19-23 - Como juntar tesouro!

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos que circulam pela internet:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
O amor e a paz de Deus nosso Pai,
que em Cristo nos libertou para que permanecêssemos livres,
estejam com todos nós
e nos mantenham firmes no Evangelho de Jesus.
Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 6,19-23, e observo as recomendações de Jesus.
- Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês.
- Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão. Assim, se a luz que está em você virar escuridão, como será terrível essa escuridão!
Jesus recomenda não ajuntar riquezas na terra, mas fazer tesouros no céu. Quer dizer, não ser egoísta, acumular enquanto outros sofrem na miséria. Uma pessoa que partilha seus bens, acumula tesouros de amor, de alegria, de bondade, vida. Quando Jesus fala de olho como luz quer dizer: ter um olho simples. Ou seja, olho que vê bem e vê o bem. Este bem ilumina toda a pessoa. A pessoa generosa é luminosa. O avarento, egoísta, mesquinho, vive às escuras.
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Somos chamados a abrir caminhos, rompendo as cercas levantadas pelo poder.
Para mim a Lei tem sentido?
Que sentido?
Como defendo a vida, o bem, o verdadeiro amor?
Em Aparecida, na V Conferência, os bispos disseram: "Os cristãos, como discípulos e missionários, são chamados a contemplar nos rostos sofredores de nossos irmãos, o rosto de Cristo que nos chama a servi-lo neles: "Os rostos sofredores dos pobres são rostos sofredores de Cristo". Eles desafiam o núcleo do trabalho da Igreja, da pastoral e de nossas atitudes cristãs. Tudo o que tenha relação com Cristo, tem relação com os pobres e tudo o que está relacionado com os pobres reivindica a Jesus Cristo: "Quando fizeram a um deste meus irmãos menores, fizeram a mim" (Mt 25,40). João Paulo II destacou que este texto bíblico "ilumina o mistério de Cristo". Porque em Cristo, o maior se fez menor, o forte se fez fraco, o rico se fez pobre." (DAp 393).
3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Antes que ele volte
Pe. Zezinho, scj
Ele apareceu lá na Galileia
Logo a sua fama se espalhou pela Judeia e região
E a multidão cheia de esperança
Se acotovelava ao seu redor para escutar a pregação
Era diferente, muito diferente
Carinhosamente conquistou a multidão
Quase dois mil anos depois
Ele conquistou também a mim
Dou a minha vida, me desinstalou
Sem ele nada posso e nada sou
Ele me ensinou
Que este mundo passa
Que não adianta se apoiar nos muitos
Bens que a gente tem
Mas também falou com calor e graça
Que é bem mais feliz, bem mais feliz
Quem faz alguém, ser mais alguém
Era inteligente, muito inteligente
Despertou a mente e o coração da multidão
Quase dois mil anos depois
Vejo tanta gente sem saber
Peço que ele volte, pra nos questionar
Senão eu sei que nada vai mudar
CD Coragem de sonhar, Pe. Zezinho, scj - COMEP
4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é o olhar e a posição da Igreja, que diz: "A Igreja está convocada a ser "advogada da justiça e defensora dos pobres" diante das "intoleráveis desigualdades sociais e econômicas", que "clamam ao céu". (DAp 395).
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
I. Patrícia Silva, fsp
Oração Final
Pai Santo, envia-nos o teu Espírito
para que saibamos discernir o tesouro verdadeiro e nos dá força e coragem para
vencermos as seduções do mundo, que tanto apelam aos nossos sentidos. Nós te
pedimos, Pai amado, pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo
reina na unidade do Espírito Santo.

LITURGIA DIÁRIA - 21/06/2013




A lâmpada do corpo é o olho.
Opositores de Paulo haviam
minado sua autoridade e conquistaram a liderança na comunidade. O texto de hoje
é um desabafo de Paulo. Esta Carta foi bem recebida e a reconciliação
alcançada. A Igreja de Corinto estava novamente pronta para ouvir Paulo.
Oração para antes de ler a Bíblia

Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda
e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame
e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por
todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores
se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos
a vida eterna. Amém.
Verde. 6ª-feira da
11ª Semana Tempo Comum
S. Luís Gonzaga Rlg, memória

Primeira Leitura (2Cor 11,18.21b-30)
São Luis Gonzaga
Sexta-feira 21/06/13
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos, 18 já que muitos se gloriam segundo a carne, eu
também me gloriarei. 21b O que outros ousam dizer em vantagem
própria, eu também o digo a meu respeito, embora fale como insensato.
22 São hebreus? Eu também. São
israelitas? Eu também. São da descendência de Abraão? Eu também. 23 São
servos de Cristo? Como menos sensato digo: Eu ainda mais. De fato, muito mais
do que eles: pelos trabalhos, pelas prisões, pelos açoites sem conta.
Muitas vezes, vi-me em perigo de morte. 24 Cinco vezes
recebi dos judeus quarenta açoites menos um. 25 Três vezes,
fui batido com varas. Uma vez, fui apedrejado. Três vezes, naufraguei. Passei
uma noite e um dia em alto-mar.
26 Fiz inúmeras viagens, com inúmeros perigos:
perigos de rios, perigos de ladrões, perigos da parte de meus compatriotas,
perigos da parte dos pagãos, perigos na cidade, perigos em lugares desertos,
perigos no mar, perigos por parte de falsos irmãos.
27 Trabalhos e fadigas, inúmeras
vigílias, fome e sede, frequentes jejuns, frio e nudez!28 E, sem
falar de outras coisas, a minha preocupação de cada dia, a solicitude por todas
as Igrejas! 29 Quem é fraco, que eu também não seja fraco com
ele? Quem é escandalizado, que eu não fique ardendo de indignação? 30 Se
é preciso gloriar-se, é de minhas fraquezas que me gloriarei!
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório
(Sl 33)
São Luis Gonzaga
Sexta-feira 21/06/13
— O Senhor
liberta o justo de todas as angústias!
—
O Senhor liberta o justo de todas as angústias!
— Bendirei o
Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma
se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!
— Comigo
engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes
que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.
— Contemplai
a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz
gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.

Evangelho (Mt 6,19-23)
São Luis Gonzaga
Sexta-feira 21/06/13
Riquezas no céu
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 19 “Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e
a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20 Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde
nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21 Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o
teu coração.
22 O olho é a lâmpada
do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23 Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na
escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a
escuridão.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Oração para depois de ler a Bíblia

Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática.
Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém
Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações
que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática.
Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedeis todos por mim. Amém
