
terça-feira, 14 de agosto de 2012
Santo Estanislau Kostka - 14 de Agosto
Santo Estanislau Kostka | |
Nascimento | No ano de 1550 |
Local nascimento | Polônia |
Ordem | Jesuita |
Local vida | Roma |
Espiritualidade | Desde menino tinha profunda vocação religiosa. Mesmo tendo nascido em família nobre e poderosa, manteve-se fiel a Deus por toda a vida. Aos 13 anos, foi mandado para completar seus estudos na escola dos jesuítas, juntamente com seu irmão mais velho, Paulo. Foi lá que passou por uma grande provação. Nessa época, o imperador da Áustria, em luta contra a recém formada Companhia de Jesus, requisitou o prédio onde moravam os meninos que provinham de longe. Por esse fato, os estudantes tiveram que recorrer a pensões. Longe de seus mestres, muitos, facilmente, caíram em diversos pecados, porém, Estanislau não os seguiu, usando o seu tempo livre para dedicar-se cada vez mais aos estudos. Nessa época, ficou doente, tendo um enorme desejo de receber a sagrada Eucaristia. Prodigiosamente foi ouvido por dois Anjos que trouxeram-Na a ele!. Foi aí que o jovem teve total convicção de seu propósito de entrar na Companhia de Jesus. Driblou diversos obstáculos para chegar a seu ideal, com uma vida dedicada inteiramente aos estudos e à devoção. Muito devoto de Nossa Senhora, morreu, conforme havia previsto, aos 18 anos, em 1568, no dia da Assunção de Nossa Senhora. |
Local morte | Roma |
Morte | No ano de 1568, aos 18 anos de idade |
Fonte informação | Um Santo para Cada Dia e Religião Católica |
Oração | Ó Deus, Forte e Eterno, que concedestes grandes graças ao Vosso jovem servo, Santo Estanislau, concedei a todos os nossos jovens, serem mais firmes na fé e constantes no testemunho. Por Cristo Senhor, amém. Santo Estanislau Kostka, rogai por nós. |
Devoção | Santa Eucaristia, Nossa Senhora e aos estudos |
Padroeiro | Vocacionados religiosos |
Outros Santos do dia | Outros santos do dia: Maximiliano Maria Kolbe (fund. e padroeiro de presos políticos); Eusébio (cf); Betário, Calixto (bispo); Eglão, Félix, Juniano, Marcelo, Rioveno, ursicino (M´rts); Verenfrido (cf); Atanásia (viúva). FONTE: ASJ |
São Maximiliano Maria Kolbe - 14 de Agosto
Celebramos a santidade de vida daquele que enriqueceu o mundo e a Igreja ao tornar-se apóstolo pela imprensa, cavaleiro da Imaculada Virgem Maria e mártir da caridade. Raimundo Kolbe nasceu em 1894, na Polônia, numa família operária que o introduziu no seguimento de Cristo e, mais tarde, ajudou-o entrar para a família franciscana, onde tomou o nome de Maximiliano Maria.
HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 14/08/2012
Mateus 18,1-5.10.12-14
Comentário do Evangelho
Convívio comunitário e social
Mateus, no capítulo dezoito de seu evangelho, apresenta um conjunto de textos que orientam os discípulos para assumirem disposições e práticas de bom convívio comunitário e eclesial. O conjunto é introduzido pelo debate dos discípulos sobre quem seria o maior. Removendo a ideologia de poder que os inspira, Jesus apresenta-lhes o modelo a ser seguido: uma criança. Marginalizada e frágil, com um mundo novo pela frente, cheia de alegria e esperança, a criança exprime a condição a ser assumida pelos discípulos.
A parábola da ovelha perdida e reencontrada é a expressão da missão de Jesus, enviado do Pai, em acolher e restaurar o convívio comunitário e social daqueles excluídos e considerados marginais e pecadores pelo sistema religioso e social.
José Raimundo Oliva
Vivendo a Palavra
Jesus escandaliza seu povo valorizando crianças,
naquele tempo consideradas desprezíveis – como mulheres, doentes, publicanos e
muitos outros. Nossa sociedade continua rotulando, discriminando, desprezando
gente. Seguir Jesus é ver em cada ser humano um irmão, pois todos somos filhos
do mesmo Pai.
Reflexão
A nossa vida é constantemente condicionada pelos valores e costumes da
sociedade e nós temos a tendência de querer levar os valores do mundo para a
Igreja e até mesmo para o Reino de Deus. Entre esses valores do mundo que nos
influenciam, podemos citar a hierarquização e a competitividade no dia a dia,
que fazem com que haja sempre entre nós um clima de disputa e de busca de
superioridade em relação às outras pessoas. É esse clima o principal
responsável por muitos mal estares na vida da comunidade. São os valores
evangélicos que devem transformar o mundo e não os valores do mundo que devem
transformar a Igreja.
COMENTÁRIOS DO EVANGELHO
1. “....”
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
...........
2. Convívio comunitário e social
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)
VIDE ACIMA
Oração
Pai, poupa-me de cair na tentação de querer fazer-me grande aos olhos do mundo, pois a verdadeira grandeza consiste em fazer-me amigo e servidor do meu próximo.
3. QUE NINGUÉM SE PERCA
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês)
A severidade e o desprezo dos líderes da comunidade em relação àqueles que davam os primeiros passos na vida de fé foram seriamente censurados por Jesus. Não era possível exigir deles uma maturidade própria de quem já havia feito uma longa caminhada. Os pequeninos deveriam ser tratados de maneira muito especial, com paciência e benignidade. Só assim sua fé haveria de se consolidar e se tornariam capazes de dar um testemunho autêntico de sua condição de discípulos.
O carinho dos líderes pelos pequeninos não se parecia, por nada, com o amor do Pai para com eles. A parábola da ovelhinha desgarrada serviu de motivo para a compreensão deste amor paterno. Vale a pena deixar noventa e nove ovelhas, que estão em segurança, para ir em busca de uma que se desviou. O desinteresse pela ovelha desgarrada não tem justificativa. O pastor está em relação pessoal com cada ovelha. Por isso, não pode contentar-se com a perda de nenhuma delas. Para ele, o rebanho não é questão de número. As ovelhas são consideradas na sua individualidade. E a perda de uma só delas é motivo de dor.
O mesmo se passa com o Pai. Ele não considera a comunidade de discípulos sob o aspecto numérico. Cada um deles, por menor que seja, é objeto de um carinho especial. Portanto, os líderes da comunidade não têm o direito de desprezá-los.
Oração
Senhor Jesus, que eu jamais perca de vista o desejo do Pai em relação aos pequeninos, de forma a me tornar um incansável defensor deles.
Postado por: homilia
agosto 14th, 2012
“Quem é o mais importante no Reino dos Céus?” Mateus não chega a dizer qual dos discípulos fez a pergunta, mas a verdade é que Jesus, de tanto falar bem do Reino dos Céus, fez com que todos os discípulos fizessem de tudo para entrar nele, e com o maior destaque possível!
Ante a pergunta do discípulo, Jesus divide o Seu discurso em três partes. Primeiro, Cristo desmonta a grandeza dos pensamentos dos Seus discípulos, pois o Reino não é para aqueles que se fazem grandes, mas sim para os pequeninos. Depois, Ele ameaça a quem fizer qualquer mal a um desses pequeninos. Por fim, fala como Deus se agrada de reaver um pequenino que estava perdido.
Isso leva os discípulos de uma posição superior a uma posição de igualdade com os pequenos. Em vez de valorizar o poder e a vaidade, eles são levados a se colocarem à disposição. Jesus faz tudo isso, porque percebe a grande vontade deles em participar do Reino dos Céus.
O Evangelho conclui que Deus se agrada mais com um pequenino resgatado do que com noventa e nove que não precisaram ser resgatados. Eis aí uma boa pista para quem quer agradar a Deus e garantir um bom lugar em Seu Reino: ir ao encontro do irmão, da irmã, do filho, da filha, do marido ou esposa – os quais, como ovelhas perdidas, andam longe do rebanho e até mesmo fora de si mesmo.
Eis, portanto, as lições práticas que podemos levar conosco para a nossa vida hoje e sempre:
1ª) Humildade e simplicidade, ingenuidade no pecado e pureza do coração, representados pela criança, a qual é símbolo dos órfãos, excluídos, pobres e marginalizados pela sociedade;
2ª) A acolhida que se deve dar a estes excluídos condenados a comer “o pão que o diabo amassou”, ou seja, a acolhida dos pequeninos;
3ª) Por último, não só acolher, mas – e sobretudo! – sair em busca daqueles que se perderam e resgatá-los.
Isso é deixar as noventa e nove ovelhas e ir ao encontro de uma única que se perdeu. Esta ovelha, um dia, foi você. Ovelha encontrada por Jesus e que, agora, Ele consagra para ser discípulo e missionário d’Ele com uma vocação específica.
Padre Bantu Mendonça
Leitura Orante
Mt 18,1-5.10.12-14 - Quem é o mais importante?
Preparo-me para a Leitura, rezando ao Espírito, com todos os
internautas:.
Espírito Santo
que procede do Pai e do Filho,
tu estás em nós, falas em nós,
rezas em nós, ages em nós.
Te pedimos: ajuda-nos a fazer espaço às tuas
palavras,
à tua oração, para que possamos conhecer
o mistério da vontade de Deus na história.
Acende em nós aquele mesmo fogo
que ardia no coração de Jesus,
quando ele falava do reino de Deus.
Somente tu, Espírito Santo, podes acendê-lo
e a ti, portanto, apresentamos a nossa fragilidade,
a nossa pobreza, o nosso coração apagado,
para que tu o reacendas com o calor da santidade da
vida,
do amor fraterno e da potência do Reino.
Amém.
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto:
Mt 18,1-5.10.12-14 - O mais importante
Naquele momento os discípulos
chegaram perto de Jesus e perguntaram:
- Quem é o mais importante no Reino
do Céu?
Jesus chamou uma criança, colocou-a
na frente deles e disse:
- Eu afirmo a vocês que isto é
verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca
entrarão no Reino do Céu. A pessoa mais importante no Reino do Céu é aquela que
se humilha e fica igual a esta criança. E aquele que, por ser meu seguidor,
receber uma criança como esta estará recebendo a mim.
- Cuidado, não desprezem nenhum
destes pequeninos! Eu afirmo a vocês que os anjos deles estão sempre na
presença do meu Pai, que está no céu. [Porque o Filho do Homem veio salvar quem
está perdido.
- O que é que vocês acham que faz um
homem que tem cem ovelhas, e uma delas se perde? Será que não deixa as noventa
e nove pastando no monte e vai procurar a ovelha perdida? Eu afirmo a vocês que
isto é verdade: quando ele a encontrar, ficará muito mais contente por causa
dessa ovelha do que pelas noventa e nove que não se perderam. Assim também o
Pai de vocês, que está no céu, não quer que nenhum destes pequeninos se perca.
Os que decidem por seguir Jesus Cristo encontram alguns problemas.
O primeiro é a competição. Está na pergunta feita a Jesus: "Quem é
o mais importante no Reino do Céu?" E a resposta é dada por Jesus através
de uma parábola viva: chama uma criança e a coloca na frente de todos. Diz que
se não mudarem de vida e não ficarem como as crianças, nunca entrarão no Reino
do céu. Naquele tempo, a criança não era considerada. Era símbolo dos pobres,
fracos e humildes, pessoas sem pretensões.
O segundo problema é o julgamento, ou seja, pensar que algumas pessoas
estão irremediavelmente perdidas. O pastor deixa as 99 ovelhas que não se
perderam e vai procurar a ovelha que se perdeu. Jesus veio ao mundo para salvar
o que pensamos estar perdido.
2. Meditação
(Caminho)
Quero seguir Jesus
Cristo e para isto jamais poderei deixar-me dominar pelo espírito de competição
e pela tentação de julgar.
Os bispos, em
Aparecida, na V Conferência, lembraram também o perigo da globalização.
Disseram:
"Conduzida por
uma tendência que privilegia o lucro e estimula a concorrência, a globalização
segue uma dinâmica de concentração de poder e de riqueza em mãos de poucos.
Concentração não só dos recursos físicos e monetários, mas sobretudo da
informação e dos recursos humanos, o que produz a exclusão de todos aqueles não
suficientemente capacitados e informados, aumentando as desigualdades que
marcam tristemente nosso continente e que mantêm na pobreza uma multidão de
pessoas. O que existe hoje é a pobreza de conhecimento das novas tecnologias e
do uso e acesso a elas. Por isso, é necessário que os empresários assumam sua
responsabilidade de criar mais fontes de trabalho e de investir na superação
dessa nova pobreza." (DAp 62)
3. Oração (Vida)
O que o texto me
leva a dizer a Deus?
Rezo a Oração que
nos faz todos irmãos,
Pai Nosso ...
4. Contemplação
(Vida e Missão)
Qual meu novo olhar
a partir da Palavra?
Hoje, vou olhar as
pessoas com olhar de fraternidade e não me permitirei sentimentos de competição
ou juízos sobre as pessoas.
Bênção
- Deus nos abençoe
e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a
sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu
olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus
misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Irmã Patrícia
Silva, fsp
Oração Final
Pai Santo, junto com a alegria de podermos nos proclamar Cristãos – seguidores de Jesus de Nazaré – dá-nos a consciência da fraternidade universal que deve nos unir a todas e a cada uma das criaturas que Tu, Pai Misericordioso, colocaste em nosso caminho. Pelo mesmo Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
